Seminário de Vida no Espírito Santo
6ª SEMANA
A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO
“A vida no Espírito, a vida em renovação, é ‘uma forma de vida’ vivida na inspiração e moção do Espírito.”
1 – Oração inicial
Sinal da Cruz V
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém”.
2 – Exame de consciência e oração de perdão
3 – Ler a palestra
Iniciemos fazendo o sinal da cruz porque o Espírito Santo é nomeado explicitamente na fórmula trinitária, onde ele é a terceira Pessoa, e também porque o Espírito vem a nós pela cruz de Cristo.
“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém,”
“Precisamos conhecer a pessoa do Espírito Santo e a sua presença vivificante na nossa vida. Não é fácil! Com efeito, a variedade de imagens que encontramos na Escritura relativas ao Espírito Santo - vento, fogo, sopro - são sinal da nossa dificuldade em exprimir uma noção articulada sobre Ele. E todavia sabemos que é o Espírito Santo, silencioso e invisível, quem proporciona orientação e definição ao nosso testemunho sobre Jesus Cristo” (Papa Bento XVI – Sidney, Austrália, 2008).
A palavra hebraica usada para significar o Espírito Santo, traduzida para o grego (pneuma) e para o latim (spiritus), é Ruah. Refere-se ao fenômeno físico do ar sempre em movimento. “Os hebreus consideravam o Ruah como o princípio vital do homeme, pois onde existe Ruah, lá existe a vida”.
O Espírito Santo “é a expressão pessoal do amor infinito de Deus. Plenitude de amor com que se amam o Pai e o filho. É a fonte de amor.” O espírito nos leva a descobrir a imagem de Deus como Pai. É o poder da Trindade. É uma pessoa real que sente, percebe, responde, ama, se ofende, fala.
O Espírito Santo procede do Pai e do Filho por Expiração de amor (é fruto do amor com que Eles Se amam mutuamente Um ao Outro). É o amor em Pessoa. O espírito Santo Se dá a todos nós: “Se conhecêsseis o Dom de Deus e Quem é Aquele que te pede de beber, tu é que Lhe terias pedido de beber e ele ter-te-ia dado uma água viva” (Jô 4,10).
“Quando recebemos em nós as três Pessoas Divinas, o Espírito é-nos dado com a missão de preparar devidamente os nossos corações para uma perfeita compreensão da obra visível da nossa Redenção, levada a cabo por Jesus Cristo.”
“Quem poderá satisfazer o desejo humano essencial de ser alguém, viver imerso na comunhão, ser edificado, ser guiado para a verdade? O Espírito Santo... Esta é a sua função: levar a termo a obra de Cristo. Enriquecidos pelos dons do Espírito, vós tendes a força de ultrapassar as visões parciais, a utopia vã, a precariedade fugaz e oferecer a coerência e a certeza do testemunho cristão. O Espírito mantém a Igreja unida ao seu Senhor e fiel à Tradição apostólica. É o inspirador das Sagradas Escrituras e guia o povo de Deus para a plenitude da verdade (cf. Jo 16, 13). Por estes variados modos, o Espírito é o «dador de vida» que nos conduz mesmo até ao coração de Deus. Assim, quanto mais consentirmos ao Espírito Santo que nos guie, tanto maior será a nossa configuração a Cristo e mais profunda a nossa imersão na vida de Deus uno e trino. Por isso, o Espírito Santo atrai-nos delicada mas resolutamente para aquilo que é real, duradouro, verdadeiro. É o Espírito que nos reconduz à comunhão com a Trindade Santíssima. Agostinho interroga-se: é o amor ou o Espírito que garante o dom duradouro? E a conclusão a que chega é esta: «O Espírito Santo faz-nos habitar em Deus e Deus em nós; mas é o amor que causa tudo isto. Portanto, o Espírito é Deus enquanto amor» (De Trinitate, 15, 17, 31). É uma explicação magnífica: Deus compartilha-Se como amor no Espírito Santo. Que mais poderemos saber partindo desta intuição? O amor é o sinal da presença do Espírito Santo. O Espírito é «o dom de Deus» (Jo 4, 10) - a fonte interior (cf. Jo 4, 14) - que sacia verdadeiramente a nossa sede mais profunda e nos conduz ao Pai. O Espírito Santo é Deus que eternamente Se dá; como uma nascente perene, Ele oferece-Se precisamente a Si mesmo”(discurso do Papa Bento XVI aos jovens, em Sidney, Austrália).
Santo Irineu nos diz que o Espírito Santo é: “a nossa própria comunhão com Cristo.”
O Espírito Santo, nos faz homens e mulheres novos como fez com Francisco de Assis, Teresa de Ávila, Terezinha de Jesus, João de Deus, Camilo de Lellis, Bento, Inácio e tantos outros. Ele nos transforma e nos torna discípulos verdadeiros de Jesus Cristo. Pessoas com coragem de assumir e testemunhar sua fé com um renovado ardor missionário.
O Espírito Santo continua presente na Igreja para ensinar e recordar (Jô 14,26), para conduzir à verdade plena (Jô 16,13), para anunciar as coisas futuras (Jô 16, 13-15), para testemunhar (Jo 15,26) e para argüir a respeito do pecado (Jô 15,26). Portanto, é o Espírito Santo que irá irradiar a verdade de Cristo no coração de sua igreja e no coração de todas as pessoas até a consumação dos tempos (Jô 16,13).
4 – Fazer a oração
" Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria e até os confins do mundo". (At 1,8)
Vinde Espírito Santo, derrame sobre nós a Tua Luz.
Mostre-nos a verdade. Ilumine os nossos caminhos.
Vinde, Espírito Santo, bondade infinita, bondade sem igual.
Vinde, Espírito Santo, mostre-nos os projetos do Pai.
Vinde, Espírito Santo, caminho de salvação, pelo qual nós possamos ser
alimentados, consolados, fortalecidos, encorajados a nos entregar
inteiramente a vós, percorrendo um caminho de luz, durante todo este Seminário.
Modele-nos, transforme-nos, para que possamos amar de verdade,
experimentar Cristo, encontrar a verdadeira paz e
testemunhar, com a vida, que Jesus é o Senhor.
Amém
5 – Meditar ouvindo a música: "Passeia neste lugar" CD Coração Novo de Izaias |
6 – Medite durante a semana Rm 8,1-39
na sua Bíblia ou se preferir on-line: http://www.bibliacatolica.com.br
Recomendamos a leitura da Carta Encíclica do Sumo Pontífice João Paulo II: O Espírito Santo na vida da Igreja e do mundo (on-line: clique aqui)
7 – Oração final
Pai Nosso...Ave Maria....Glória ao Pai...
8 – Bibliografia
Bíblia Sagrada
Lumem Gentium – Constituição Dogmática do Concílio Ecumênico Vaticano II
O Espírito Santo na vida da Igreja e do mundo – Carta Encíclica – João Paulo II
Catecismo da Igreja Católica
Deus Espírito Santo – Charles Journet
Servir no Espírito – Pe. Léo SCJ
O sopro do Espírito – Raniero Cantalamessa e Saverio Gaeta
|
Recomendamos a participação na Santa Missa, pelo menos aos domingos, e a reza do terço diariamente. |
|
![]()
Segunda-feira e Sábado - Mistérios Gososos
Terça-feira e Sexta-feira - Mistérios Dolorosos
Quarta-feira e Domingo - Mistérios Gloriosos
Quinta-Feira - Mistérios Luminosos |