Seminário de Vida no Espírito Santo
7ª SEMANA
A CURA DO HOMEM TOTAL
“A vida no Espírito, a vida em renovação, é ‘uma forma de vida’ vivida na inspiração e moção do Espírito.”
1 – Oração inicial
Sinal da Cruz V
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém”.
2 – Exame de consciência e oração de perdão
3 – Ler a palestra
Jesus nos ama e por nos amar Ele nos quer curados, transformados, renovados, física, emocional, psíquica e espiritualmente. É necessário que deixemos fluir em nós o poder curativo de Jesus. Ele não apenas cura as enfermidades, mas os enfermos, os doentes, o homem total, suprimindo os sintomas do mal e curando a raiz que deu origem à enfermidade. É uma cura profunda e total que Jesus opera em nós quando nos abrimos à ação do Espírito Santo. A saúde completa que Jesus nos oferece consiste em passar desta vida de escravidão à verdadeira liberdade. (Rm 6, 12-23)
Jesus cura-nos também por meio dos Sacramentos: da Penitência (Reconciliação), da Unção dos enfermos e da Eucaristia. Ele nos que curados nas nossas relações com Deus, com o próximo, conosco mesmos. É uma cura profunda e total porque abrange o nosso corpo, o nosso espírito e nossa alma, como nos diz S. Paulo na 1ª Epístola aos Tessalonicenses 5,23: “O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” e o Salmo 102, 3-4 reafirma: “É ele quem perdoa as tuas faltas, e sara as tuas enfermidades. É ele quem salva tua vida da morte, e te coroa de bondade e de misericórdia.” É vontade de Deus que sejamos sadios no espírito, no corpo e na alma. No A.T Deus disse: “Eu sou o Senhor que te cura” (Ex 15,26); O profeta Oséias (14,4) diz-nos: “Curarei a sua infidelidade, amá-los-ei de todo o coração”. E, de modo especial, podemos ler o Cap. 38, do livro do Eclesiástico.
No NT, na plenitude dos tempos, Jesus consciente da sua missão de salvar todos os homens, entrou na Sinagoga e, de pé, pôs-se a ler o livro do profeta Isaías (61,1s) e, nessa passagem expõe o seu programa. Verificar (Lc 4,16-19).
* Libertar (e curar) do pecado (libertar os pobres).
* Libertar (e curar) das enfermidades espirituais (medo, remorso, ódio, complexos: para curar os aflitos).
*Libertar (e curar) das enfermidades físicas (para dar vista aos cegos).
* Libertar (e curar) das influências maléficas e diabólicas (para libertar os oprimidos).
Jesus via a cura como uma manifestação da compaixão de Deus para com os doentes e pecadores. Por meio do seu ministério salvífico, Jesus revelou o amor divino, presente no mundo. Ele via a cura como uma parte inseparável da proclamação da Boa Nova.
A cura cristã é a manifestação visível da salvação realizada pela Cruz e pela Ressurreição de Cristo.
Jesus se referia à salvação como a vivência de um relacionamento com Ele. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jô 14,6)
A cura das feridas começa quando experimentamos Cristo como um amigo íntimo.
Santa Teresa D’Avila nos diz que quando o homem vai se voltando para Deus, vai-se derramando na sua alma a luz divina e os dons do Espírito vão se entranhando no seu ser e assim ele, através do seu amor misericordioso vai curando o nosso corpo, o nosso espírito e a nossa alma.
A cura do corpo é a cura do homem na sua realidade sensível, as nossas enfermidades, em geral. O nosso corpo – dom de Deus –, deve ser amado e respeitado. “Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? (1Cor 6,19)”.
A cura do Espírito - O espírito é o princípio divino, a vida nova em Cristo ou a parte mais elevada do homem aberta à influência do Espírito Santo de Deus. Para que se efetive a Cura Espiritual faz-se necessário que perdoemos, em primeiro lugar. As doenças do espírito são causadas pelo nosso próprio pecado pessoal.
A cura da alma – a alma é a psique, a mente, a inteligência. Aqui se efetiva a Cura interior, a cura do coração. Deus vai nos curando na nossa vontade, nas emoções (sensibilidade), no intelecto, na imaginação, na memória, nos traumas emocionais desde o momento da concepção. Vamos gradativamente experimentando a suavidade do Pai eterno. Ele trabalha em todas as áreas feridas, bloqueadas, fechadas ao amor enquanto nós vamos crescendo no seu amor e nos abandonando à festa do Amor e da Luz.
Somos curados pelo nome de Jesus.
Somos curados pelo sangue de Jesus.
4 – Ouvir a oração |
5 – Meditar ouvindo a música: "Só o amor cura" CD Coração Novo de Izaias |
6 – Medite durante a semana Is 61,1-2 e Lc 4,16-19
na sua Bíblia ou se preferir on-line: http://www.bibliacatolica.com.br
7 – Oração final
Pai Nosso...Ave Maria....Glória ao Pai...
8 – Bibliografia
Bíblia Sagrada
Catecismo da Igreja Católica
A cura é sempre divina – Maria Lira
É Jesus que Cura – Francis MacNutt, OP.
|
Recomendamos a participação na Santa Missa, pelo menos aos domingos, e a reza do terço diariamente. |
|
![]()
Segunda-feira e Sábado - Mistérios Gososos
Terça-feira e Sexta-feira - Mistérios Dolorosos
Quarta-feira e Domingo - Mistérios Gloriosos
Quinta-Feira - Mistérios Luminosos |